quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como ouvir a voz de Deus ?


Foi no silêncio e na solidão  que Elias  ouviu a voz de Deus  na  suavidade de uma brisa. Na contemplação, os profetas, em recolhimento, sentiram o chamado e deixaram-se impregnar pelo Espírito, adquirindo forças para sua missão.

O silêncio e o recolhimento na oração foram e são marca constante na Igreja, desde quando os Apóstolos, no Cenáculo, por nove dias, na oração e no silêncio, esperaram a manifestação do Espírito Santo. Os eremitas fugiam e fogem das concupiscências da carne e da soberba da vida, indo para o deserto onde entregam-se ao conhecimento de si próprios e à união com Deus, para irradiarem a vida na Igreja com sua sabedoria.

Santa Tereza afirmava que Deus sempre quer nos falar, mas o mundo faz tanto barulho que não o podemos ouvir. “Tudo o que é definitivo nasce e amadurece no seio do silencio: a vida, a morte, o além, a graça e o pecado. O palpitante está sempre latente”.

Diz a Catequese Católica


 Muitos podem ficar se perguntando, como ouvir a voz de Deus mesmo em meio a tanto barulho do mundo ?
É muitas vezes é bem dificil parar um pouco, ficar um momento longe de tudo e de todos para ouvir aquilo que Deus tem a nos dizer. Pois só no silencio do coração que Ele nos fala. 
Quando nos silenciamos e colocamo-nos um momentos na presença de Deus e calamos a voz da nossa alma, Ele vai  nos falando de varias formas. Ouvir a voz de Deus, é estar docil a ação do Espirito Santo que agi em nós. 
Uma boa dica para se ouvir a voz de Deus é: se colocar sempre diante do Sacrário, em silencio para escutar o que Deus tem a nos dizer. E ir permitindo que a voz d'Ele penetre todo o nosso ser, e deixar-se guiar por essa voz.
 Assim como Deus chamou um dia os seus discipulos, chamou os grandes Santos e Santas da Igreja, um dia Ele me chamou e me confiou uma missão... Mais hoje Ele chama você! Silencie seu coração, escute a voz d'Ele, atenda e siga sem medo e sem duvidas.
Deus continua chamando a todos, o que falta nas pessoas é ouvir e atender. Não deixe mais que o mundo, te atrapalhe em ouvir a voz de Deus....Todos os dias se afaste de tudo e de todos e fique ao menos 10 minutos em sintonia com Deus. Cale a voz de sua alma e ouça a d'Ele.
Pois Deus chama você!



Paz e Bem!
Manuelle R. Goncalves



Um comentário:

  1. POis foi me afastando de tudo que me prendia ao mundo que pudii escutar suavemente a voz do nosso docissimo Jesus,que me chamava a algo novo a uma missão,pois como diz a palavra de Jeremias:'' Me seduziste Senhor e eu me deixe seduzir'',quando dei conta de miim mesma ñ respondia mas por mim,mas pela minh'alma que dizia sim a Deus,SIM Senhor entrego me tatalmente a ti e a teu amoor,pois quero seguir a vida religiosa e fico muito feliiz por ter pessoas na mesma Barca,pesistir sempre desistir jamas.
    ''Vivo já fora de mim, desde que morro de amor;
    porque vivo no senhor, que me escolheu para si;
    quando o coração lhe dei, com terno amor lhe gravei;que morro porque não morro.Vivo sem viver em mim,e tão alta vida espero,
    que morro porque não morro."♫
    Vocacionada por amor e ao amoor!Sempre Manuelle e Leticia unida pela nossas vocações.

    Bruna Ramal de Deus Pontes VCR

    ResponderExcluir