quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vocação, Um desafio de amor!




Falamos muito de vocação. Quando dizemos que alguém tem vocação, afinal o que queremos dizer? A palavra vocação vem do verbo no latim"vocare" (chamar?). Assim vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta e responde.
Você é uma vocação. Você é um chamado.

Encontramos na Bíblia muitos chamados feitos por Deus: Abraão, Moisés, os profetas... Em todas as escolhas, encontramos:
  • Deus chama diretamente, pela mediação de fatos e acontecimentos, ou pelas pessoas.
  • Deus toma a Iniciativa de chamar.
  • Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta.
  • Deus chama em vista de uma missão de serviço ao povo.
Vocação é o encontro de duas liberdades:
  • a de Deus que chama
  • a do Homem que responde 


Vocação é dom de Deus! Existe sempre aquele que vocaciona e aquele que é vocacionado. A iniciativa vem sempre de Deus, no ato de chamar, vocacionar o homem; e cabe ao homem, uma resposta. Claro que o Deus que chama, deixa-nos livres para respondê-Lo. 
Sabemos que Ele espera sempre por um SIM; mas nos deixa livres para balbuciar um insensato NÃO! 
A vocação é o caminho que devemos trilhar pra encontrarmos a nossa felicidade plena, de estar unida a Cristo, seguindo-O na radicalidade, santamente na vocação que escolhermos. Na Nossa Igreja, Una Santa Católica Apostólica Romana, existem uma diversidade de carismas. Escolhendo um deles, poderemos seguir a Cristo: no Sacerdócio; na vida Consagrada/Religiosa; na Vida Laical ou matrimonial. 

Podemos fazer uma distinção entre os chamados: vocação à existência, vocação humana, vocação cristã e vocação específica, uma sobrepondo-se à outra.

Vocação à existência -À vida

Foi o primeiro momento forte em que Deus manifestou todo o seu amor a cada um de nós. Deus nos amou e nos quis participantes de seu projeto de criação como coordenadores responsáveis por tudo o que existe. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. A vida é a grande vocação. Deus chama para a vida, e Jesus afirma que veio para que todos a tenham em abundância. (Jo 10,10)

Vocação humana - Ser gente, ser pessoa

Foi nos dada a condição da "liberdade dos filhos de Deus", inteligência e vontade. Estabelecemos uma comunhão com o Criador e, nessa atitude dialogai, somos pessoas. A pessoa aprende a conviver, a dialogar, enfim, a se relacionar. Todos têm direitos e deveres recíprocos.
Infelizmente, a obra-prima do Criador anda muito desprezada: enquanto uns têm condições e oportunidades, outros vivem na miséria, sem condições básicas para ressaltar a dignidade com que foram constituídos. No mundo da exclusão acontece a "desumanização"'e pode-se perder a condição de pessoa humana.

Vocação cristã - Vocação de filho, de batizado

Todo batizado recebeu a graça de fazer parte do povo eleito por Deus, de sua Igreja. Através da vocação cristã, somos chamados à santidade, vocação à perfeição, recebendo a mesma fé pela justiça de Deus. Fomos, portanto, eleitos e chamados pessoalmente por Cristo para ser, como cristãos, testemunhas e seguidores do Mestre Jesus. Chamados â fé pelo batismo, a pessoa humana foi qualificada de outra forma. Assim todos fazem parte do "reino de sacerdotes, profetas e reis". (1 Pd 2,9)

Toda pessoa batizada tornou-se um seguidor de Cristo, participante de uma comunidade de fé que pode ser chamada para participar da obra de Deus, como membro de sua Igreja, seguindo caminhos diferentes:

Vocação laical (no matrimônio /no celibato / solteiro - apóstolo)

l Assim todo cristão solteiro ou casado, batizado em Cristo, tornando-' se membro da sua Igreja, é convocado a ser apóstolo, anunciador do l Reino de Deus, exercendo funções temporais. O leigo vive na l secularidade e exerce sua missão insubstituível nos ofícios e trabalhos l deste mundo. O Concilio Vaticano II sublinhou que a vocação e a missão l do leigo "contribuem para a santificação do mundo, como fermento na \ massa'. (LG31)

Vocação ao ministério ordenado (diácono, padre e bispo)

É uma vocação de carisma particular, é graça, mas passa pela mediação da Igreja particular, pois as vocações são destinadas à Igreja. Acontece num acompanhamento sistemático, amadurecendo as motivações reais da opção. O ministro ordenado preside e coordena os serviços da comunidade. Por intermédio dos sacramentos, celebra a presença de Deus no meio do seu povo. O presbítero é enviado a pastorear e animar a comunidade. Ele é o bom pastor que guia, alimenta, defende e conhece as ovelhas. "Isto exige humanidade, caráter íntegro e maduro, virtudes morais sólidas e personalidade madura". (OT 11)

Vocaçãà vida consagrada  (ser irmão religioso ou irmã religiosa / vida ativa ou contemplativa)

O religioso é chamado a testemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência. Com a pobreza, vivem mais livres dos bens temporais, tornando-se disponíveis para Deus, para a Igreja e para os irmãos. Com a castidade, vivem o amor sem exclusividade, sendo sinal do mundo l futuro que há de vir. Com a obediência, imitam a Cristo obediente e fiel à vontade do Pai.

Agora, direciono minha pergunta a você que neste momento está lendo esse post. VOCÊ JA SE PERGUNTOU QUAL É O SEU LUGAR? QUEM É VOCÊ? DE ONDE VEIO? PARA ONDE VAI? QUAL É A SUA MISSÃO? ONDE SE IMAGINA DAQUI A 10 ANOS? O QUE QUER DEIXAR PARA ESTE MUNDO? 

Querido Jovem, Deus te chama! Ele o convida a partilhar da felicidade plena!! 

'' Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança. Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar. Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor. E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios. Vê: dou-te hoje poder sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares.'' (Jeremias 1, 5-10) 

Acima, temos ai o exemplo do profeta Jeremias. Ele que temeu ao chamado de Deus, mas logo o Senhor pode provar que não escolhe os capacitados; Ele capacita os escolhidos! Vamos olhar também para os exemplos dos grandes Santos, desde os mais antigos, até os dos dias de hoje. Ele não chamou apenas os grandes, mas escolheu os mais pecadores, os menores, medrosos e que até o negou! É nisso que Deus nos prova a sua misericórdia e o Seu Amor para conosco! 
“Não temas: doravante serás pescador de homens.”E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram. (Lc 5,11) 
Jovem, não temas! Deus quer contar contigo, antes do teu nascimento Ele já havia te escolhido e quer fazer de ti profeta para essa nação. Deus é o Criador, Ele tudo pode, tudo sabe e está presente em tudo. Na condição de Deus, Ele poderia fazer tudo sozinho, sem precisar contar conosco. Mas, porque nos ama desejou contar. Chamando a segui-Lo mais de perto na vocação que Ele mesmo faz brotar no nosso coração! 

Deus chama você! Você tem a opção de responder SIM ou NÃO. Você é livre. Mas, a sua felicidade vai depender da sua resposta. Reze, silencie seu coração, pense e responda! 

Senhor,
Tu me deste a vida e me chamaste pelo nome.
Em meio a tantas vozes e
apelos do mundo
eu quero ouvir a tua voz.

Tens sobre mim um apelo de amor.
Tu me conheces a fundo e
sabes o que mais me convém.

Ilumina-me, Senhor,
com teu Espírito e
mostra-me o caminho que devo seguir.
Dá-me força, coragem e alegria,
para assumir a minha vocação.

Eu quero viver, do jeito de Maria,
firme e forte no SIM à tua Vontade:
"Faça-se em mim, Senhor,
segundo a tua Palavra."
Amém

Rezemos para que haja na nossa Igreja Santas vocações, seja em qual ministério for! Lembre-se: VOCAÇÃO ACERTADA, FUTURO FELIZ!
Deus os abençoe, 
Paz e Bem! 

Com orações: Manuelle Reis Gonçalves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário